Programa "Aprendiz Indesc" oferece cursos de capacitação

Programa "Aprendiz Indesc" oferece cursos de capacitação

O projeto “Jovem Aprendiz” nasceu com o objetivo de promover a inclusão social de jovens por meio da qualificação profissional. Uma das preocupações da organização, além de capacitar o jovens para o trabalho, é formá-los cidadãos, “para que tenham valores e condutas na empresa”, explica o presidente do INDESC. Todos os cursos oferecidos pela instituição contam com planos de aula certificados pelo MTE. “Temos o cuidado de contratar apenas professores qualificados e com formação na área”, completa Gonzaga.
 
Com duração de 400 horas de teoria e 880 horas de prática, as aulas são realizadas em empresas parceiras da organização que precisam atender aos requisitos da lei 10.097/00, mais conhecida como Lei do Aprendiz. “A norma estabelece que toda e qualquer companhia sob o regime CLT deve ter uma cota de 5% a 15% de seus funcionários compostos por menores aprendizes, com idade entre 14 e 24 anos, que estejam inscritos em programas de aprendizagem ou de formação técnico-profissional metódica”, esclarece Rosana Nascimento, Coordenadora de Projetos.
 
Os alunos podem ser contratados como aprendizes ou com contrato direto na entidade, o que não impede o acompanhamento das atividades, das quais o INDESC se encarrega. “Trabalhamos com tutores, professores e assistentes sociais que vão à empresa periodicamente”, conta Rosana. O prazo do contrato dura somente enquanto o curso é ministrado. “Não podemos prorrogar este período, mas o aluno pode ser efetivado”, destaca. Caso ocorra efetivação antes do curso terminar, é preciso fazer rescisão do contrato inicial seguido de uma nova contratação.
 
Podem participar do programa jovens de 14 a 24 anos ou portadores de deficiência de todas as idades. Os inscritos passam por uma avaliação, que inclui prova escrita, trabalho, dinâmicas em grupo, realizadas pela própria instituição. “Com a conclusão do curso, é fornecido um certificado a cada aluno, no entanto, o grande propósito do projeto é proporcionar experiências que auxiliem para que eles possam encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho”, completa Gonzaga.

Tags: