Jovem Aprendiz: além da sala de aula

Jovem Aprendiz: além da sala de aula

 
A formação teórica do programa Jovem Aprendiz, do Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural (Indesc), está dividida em formação básica e formação específica. Segundo explica a coordenadora pedagógica do programa, Janice Piovesan, ao longo dos cursos são realizadas visitas monitoradas como parte da formação específica, porém sempre relacionadas como conteúdo ministrado em sala de aula.

“Dentro do curso de Atendimento e Comércio, por exemplo, existe um módulo que fala sobre “Vitrines” e após aprendida a parte teórica, os jovens visitam lojas dos shoppings analisando algumas das vitrines montadas nos estabelecimentos”, conta Janice.

Recentemente, durante a Semana do Museu, os aprendizes visitaram o Museu Ferroviário, em Jundiaí. Depois das visitas, um relatório é apresentado aos professores como foram de informar sobre o resultado destes assuntos aprendidos.“Buscamos, junto às empresas parceiras na aprendizagem, o agendamento de visitas para que os alunos conheçam os diversos ramos de atuação dentro das indústrias. Outra atividade que fazemos é o “Cine Pipoca”, momento em que eles assistem filmes relacionados aos conteúdos vistos e saboreiam pipoca.”
As atividades são bastante produtivas porque favorecem a interdisciplinaridade e, dessa forma, uma aprendizagem mais significativa com o objetivo de permitir vivenciar conceitos teóricos numa prática que traga sentido àqueles estudados em sala de aula.

“Os encontros despertam a criatividade e fazem um trabalho de estimulação cognitiva que trazem um ganho significativo na formação geral do indivíduo”, explica Janice.