Programa Jovem Aprendiz do Indesc Jundiaí chega a Rio Claro

Programa Jovem Aprendiz do Indesc Jundiaí chega a Rio Claro

O Indesc – Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural fechou uma parceria com a Inovação RH, de Rio Claro, para implantar o programa Jovem Aprendiz. Com esta parceira, o Indesc amplia seu trabalho neste programa que é sucesso em qualificação de jovens.
Segundo adianta a Consultora de Relacionamentos do Indesc, Rosemary da Silva, o Instituto irá levar à cidade toda a experiência da unidade no que se refere à qualificação de jovens, por meio do programa ‘Jovem Aprendiz’, em cumprimento da Lei 10.097/2000. Além disto, o trabalho é ajudar a nova unidade a indicar estagiários para as empresas locais.
“Rio Claro é uma cidade muito acolhedora, possui um distrito industrial interessante e por isso esperamos nos tornar referência na aprendizagem para a região. Para isso contamos com a parceria e colaboração da empresa Inovação RH”, comenta Rose.
As tratativas para o início dos trabalhos já estão adiantadas e com inscrições abertas para os novos aprendizes. “Já estamos visitando e apresentando nosso Instituto às empresas locais e assim aguardando inscrição das vagas para iniciarmos o processo de aprendizagem. As aulas serão ministradas na faculdade ASSER de Rio Claro”, adianta a consultora.
Para a sócia proprietária da Inovação RH, Silvia de Oliveira Bueno, ter uma unidade na cidade reforça a importância de oferecer um curso de qualidade aos jovens. Da inclusão ao mercado de trabalho à qualidade na grade de cursos, a parceria será benéfica para todos os envolvidos.
“Eu acredito que o projeto irá proporcionar à cidade uma série de vantagens, especialmente a facilidade com a inclusão deste jovem ao mercado de trabalho por meio do trabalho prático. Além disto, como as aulas teóricas serão administradas uma vez na semana, haverá uma redução de custo e de tempo com a locomoção destes jovens”, comenta Silvia.
Ela comenta que as divulgações junto às indústrias da cidade já estão sendo feitas por meio de visitas, telefonemas e postagens em redes sociais. “Nós pensamos no primeiro momento abrir quatro turmas com 20 alunos cada”, adianta a proprietária.
O presidente do Indesc Jundiaí, Luiz Gonzaga da Silva, reforça que o fortalecimento das parcerias é sempre o melhor caminho para o crescimento do terceiro setor. Sejam estas com o Estado, iniciativa privada ou com outras Organizações da Sociedade Civil (OSC).
“No caso de Rio Claro trata-se de uma parceria com uma das principais agências de colocação de mão de obra da região, que atende importantes empresas que necessitam de cotas de aprendizagem a cumprir. Trata-se de uma união que irá fortalecer a atuação do Indesc na região de Rio Claro e São Carlos, mas também em  outras cidades importante do interior do Estado”, diz o presidente.