Muita animação e brincadeiras marcaram a festa realizada pelo INDESC em homenagem ao Dia das Crianças

Muita animação e brincadeiras marcaram a festa realizada pelo INDESC em homenagem ao Dia das Crianças

A eterna Branca de Neve dos contos de fada e o carismático Chaves, personagem inesquecível de um programa infantil, circulavam em meio a tantas outras personalidades consagradas na festa do Dia da Criança, realizada no Bom Prato de Jundiaí, no último dia 01 de outubro.  O evento de caráter beneficente, que já faz parte do calendário da cidade e está na 11ª edição, reuniu cerca de 1.300 crianças carentes de instituições de Jundiaí e região, em um almoço-festa repleto de muita animação, música e brincadeiras para a garotada. Que no final foram presenteadas com sorvete, pipoca, algodão doce um baldinho kit recheado de guloseimas.
Para atender aos anseios dos pequenos, 80 voluntários fizeram com que a festa acontecesse acima das expectativas dos organizadores. Patrícia Fidelis, caracterizada de Branca de Neve, há seis anos trabalha como voluntária. Administradora de empresa e dirigente do “Programa Entre Nós”, na web, Patrícia já sofreu na pele o que ser criança carente. Desde que descobriu o evento, ela está pronta a colaborar. “Participar dessa festa vale qualquer esforço, é gratificante ver os olhinhos deles brilhando. Se pudesse apadrinhava todos”, disse.
“Realmente a gente acaba se apegando às crianças”, acrescentou a cuidadora líder, Cristina Fernandes, da Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, que acolhe desde bebês até adolescente de 18 anos. Cristina estava acompanhando 25 pequenos à festa, entre as 35 que a Casa abriga. “Acho válida essa confraternização e união, visando o bem-estar das crianças carentes”, completou.
A Pastoral do Menor do Retiro, entidade que deu origem à festa do Dia da Criança, evento que o INDESC abraçou, trouxe 31 participantes. “Só o fato deles pegarem o ônibus, chegarem aqui, receberem essa energia e se depararem com todos esses personagens já é muito importante. Eles jamais vão esquecer”, destacou a cuidadora Sulane Grande, consciente dessa importante ação, pois a pastoral para atuar depende do voluntariado.
Com a mesma opinião, Shamuel Cassavia pela primeira vez dedicou o dia como voluntário, muito embora trabalhe com recreação há 12 anos. Vestido de Chaves, fazendo as travessuras de seu personagem, comentou que é muito gratificante trabalhar com a criança carente.  E até quem estava no comando do som, o voluntário Clebson Flávio da Silva não perdeu a oportunidade de ser o herói da criançada, e se fantasiou de Capitão América.
“O Chaves é muito engraçado” apontou Luana Cavalcante de 12 anos que veio para a festa com 40 integrantes da Associação Acolhimento Bom Pastor, entidade que fez a sua estreia no evento. “Trata-se de uma comemoração diferente, sendo que os personagens estão encantando a todos”, ressaltou Meire Bento, assistente social do órgão. Também da Bom Pastor, Eliete Balbino (08 anos), que nunca tinha entrado em um restaurante, disse que estava achando muito divertido. Já Rafael Nicolau (10 anos), atento a tudo, destacou a comida e a decoração. Este ano, o tema da festividade foi teatro e cinema.
Também pela primeira vez atuando como voluntária, Milena Barbosa Braga, de apenas 11 anos, divertia-se ao mesmo tempo em que ajudava a servir as refeições. Orgulhava-se em dizer que a avó a levou, juntamente, com outra irmã para colaborar.  A avó, Francisca Braga (78 anos), funcionária do INDESC há 10 anos, sentia-se feliz em dar sua contribuição. “Trabalhamos em equipe”, disse. Já o aposentado José de Souza Santos é outro filantropo: “ gosto dessa atividade, e faço questão de estar nesse ambiente agradável”, sintetizou.
“O mérito dessa festa não é meu, mas de todos os colaboradores que se dedicam o ano inteiro, fazendo pequenos eventos para arrecadar as contribuições necessárias para que o Dia da Criança seja um sucesso”, lembrou Luiz Gonzaga Silva Nascimento que, na oportunidade agradeceu a todos voluntários, equipes do INDESC, SINTERCOJ (Sindicato dos Trabalhadores em Refeições Coletivas e Afins de Jundiaí e Região), as duas companhias de ônibus (Leme e São João Turismo), responsáveis por 13 carros que transportaram as crianças das instituições, e os patrocinadores, também sem os quais, o evento não teria acontecido. São eles: Panificadora Nova Opção, Posto Dr. Cavalcanti, Auto Posto Maratí, Codarin, Dr. Dick Castro, Giramundo, Net Claro, Fútil mas Útil, Unip, AmcorAção, Espaço Célia Santucci, Belar Imóveis, Piva Seguros, Recanto Nordeste de Jundiaí, Optica Sevério, Pathy Fantasias, Indústria de Panificação Mairipão, Elétrica Cesil, Fio a Fio, Kim Tênis,.
Este ano, o Dia da Criança recebeu 18 instituições. Foram elas: Associação Pio Lanteri São Camilo, Pastoral do Menor- Vila Nambi, Paim- Programa de Atendimento e Integração Maria Tereza Rebello, Pastoral do Menor- Engordadouro, Pastoral do Menor da Paróquia São José Operário(Retiro), Futura, Área Verde, Associação Soco Cultural Antonio Carlos de Souza, Casa Transitória Nossa Senhora Aparecida, Associação e Comunidade Casa de Nazaré, Paróquia Santa Rita- Pastoral da Criança, Núcleo Educacional Antonieta Chaves Cintra Gordinho, ACDC- Associação Cristã em Defesa da Cidadania, Projeto Guri Cabreúva, Pastoral Tulipas, CEDECA- Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Associação de Acolhimento Bom Pastor e Associação de Moradores do Loteamento Chácara Santa Maria.
Confira a galeria de fotos: