Jovem Aprendiz: INDESC vai qualificar jovens entre 14 e 24 anos

Jovem Aprendiz: INDESC vai qualificar jovens entre 14 e 24 anos

O Programa Jovem Aprendiz é o mais novo projeto do – Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultural (INDESC), que vai qualificar jovens de Jundiaí e região para o mercado de trabalho nas áreas de cozinheiro e repositor de mercadorias. A entidade é qualificada pelo Ministério do Trabalho para aplicar esses cursos.
Agora no mês de novembro o INDESC realiza encontros com as entidades que trabalham com jovens para chamá-los para participar dos cursos. As primeiras a conhecerem o projeto na manhã de  hoje, 1º de novembro, foram: Pastoral da Juventude, Cedeca, Pastoral Mundo do Trabalho e Casa da Fonte.
Também em novembro, o instituto fará o contato com  as empresas para contratar os jovens. No mês de dezembro será concluído o processo de seleção das primeiras turmas e os cursos terão início em janeiro de 2014.
Neste momento, o INDESC começa a chamar os jovens para conhecer o projeto. Os interessados devem comparecer na sede da entidade, que fica na Rua Vigário JJ Rodrigues, 233 – Vila Arens – entre 8h30 e 16h30 acompanhados dos pais ou representantes legais.
Os jovens inscritos no projeto passarão por uma avaliação preliminar, realizada pela entidade qualificadora, quando aprovado insere-se no grupo de aprendizes a serem formados em um dos dois cursos: Cozinheiro geral e Repositor de Mercadorias.
Após serem inseridos no cursos, os jovens serão encaminhados diretamente para o mercado de trabalho, já que o programa está fundamentado na Lei 10.097/2000, que diz que “toda e qualquer empresa sob o regime CLT deve contratar adolescente e jovens em número de 5 a 15% do total de empregados do estabelecimento cujas funções exijam formação profissional, com exceção dos cargos de nível superior, ou funções gerenciais e temporárias”.
O INDESC irá proporcionar ao menor aprendiz uma formação de qualidade utilizando recursos que possam facilitar o desenvolvimento tanto pessoal como profissional desses jovens, estimulando a criatividade, habilidades intelectuais, ética e cidadania, trabalho em equipe, o comprometimento, a capacidade de enfrentar situações novas bem como deixá-los preparados para os desafios profissionais futuros. “Temos uma expectativa muito grande em relação a esse novo projeto, pois fomos buscar cursos nas áreas que temos conhecimento há anos e que estavam com falta de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Desde a qualificação da entidade e a aprovação dos cursos pelo Ministério do Trabalho e Emprego foi um processo de um ano. Agora, estamos prontos para começar a formar esses jovens.
Nossa meta é chegar a junho de 2014 com 400 jovens em formação”, disse Luiz Gonzaga Silva Nascimento, presidente do INDESC.


Fonte: Jornal A Verdade Regional – Edição 498 – 08 a 13 de novembro de 2013.